Jacareí realizou na manhã de ontem (09) a entronização de duas escolas municipais. A primeira a ser entronizada foi a EMEIF Professor Luiz Carlos Maiola Covre, localizada no Jardim Emília.
Entre os convidados, estava uma das filhas do professor, Mara Carla Maiola Covre, que devido à emoção, fez um breve discurso agradecendo a homenagem. “É uma honra poder participar de uma homenagem para o meu pai, que foi uma pessoa maravilhosa”.
Luiz Carlos Maiola Covre (1947 – 2017) foi professor de educação física na rede pública. Aos 25 anos ingressou na política, sendo eleito vereador e subprefeito do São Silvestre, de 1973 a 1989. Durante sua gestão como subprefeito, contribuiu para trazer serviços essenciais para o distrito, como o posto dos Correios e agência bancária, viabilizando a emissão de documentos.
Rio Comprido
Na sequência foi entronizada a EMEI Professor Anastácio José Mendes, situada no bairro Rio Comprido. Nascido em Jacareí, em 1766, Mendes foi o primeiro professor público concursado da cidade, onde lecionou de 1816 a 1826, até a sua morte aos 60 anos.
A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, comentou que “colocar o nome de um professor numa escola é valorizar o magistério”. Ela ressaltou, ainda, a trajetória do professor Anastácio Mendes. “Para mim é extremamente significativo, no caso do José Anastácio, pois além da valorização dos docentes, é um resgate da memória do município”.
A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias, também ressaltou a trajetória do professor Anastácio. “O professor era um homem pardo e sabemos da discriminação, do preconceito que havia naquela época com as pessoas pardas e pretas. Ele como músico e professor, imagino o que deve ter passado para se tornar uma referência para nós. Além do âmbito escolar, sua importância abrange o âmbito social e histórico”, completou.
Acompanhe mais notícias de Jacareí (SP) em nosso Instagram: @cidadaojacareiense.